FORMAÇÃO DE EDUCADORES:COMO A TEORIA NA PRÁTICA ÃO PODE SER OUTRA



 JULIANA CRISTINA RIBEIRO
SUELEN CRISTINA MACHADO
RESUMO
O presente artigo refere se sobre o cotidiano dos professores, onde eles estão sempre buscando algo a mais, para um melhor aperfeiçoamento, através desta pode-se notar a superação que cada professor apresenta através de dificuldades e também o não reconhecimento. Mas acima de tudo a Educação Infantil necessita de professores capacitados, pois com determinação tudo é possível.
Palavras chave: Aperfeiçoamento, Educação Infantil; Formação; Professores.

1. INTRODUÇÃO
  No artigo a seguir aborda-se que os educadores são seres inacabados, e sempre estão em busca de novos conhecimentos para adquirir e transmitir, e muitas vezes não são reconhecidas merecidamente por essa luta diária, mas isso já faz parte de suas experiências cotidianas que já estão inseridas em suas vidas.
Para que o desejo do conhecimento venha a florescer, tem que haver a introjeção, a vontade da imitação, há aprendizagem nunca acontece por acaso, existe sempre um modelo a se espelhar e mudar para melhor, todos tem capacidade para tal.
Com o desejo de se desenvolver, de sempre querer o melhor, buscar a perfeição,  tudo pode se tornar melhor e mais próximo de alcançar o objetivo, para que isso aconteça o educador acima de tudo tem que exercer a sua profissão com paciência e amor, e acreditar que com determinação tudo se torna possível.
2. DESENVOLVIMENTO
Nos dias atuais, nota-se que os professores sempre estão em busca de novos conhecimentos, e   necessitam constantemente se aperfeiçoar e estar reciclando                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   o  conhecimento já obtido, havendo superação e aquisição de novos saberes, pois o ser humano é inacabado.
Segundo Martins (in Souza e Borges 2002, p. 19) ”na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento.’’
Verifica-se que o homem como um ser inacabado, é incompleto, isso é próprio de das experiências que vivenciam e por esse motivo sempre busca algo a mais para se sentir completo.
Segundo Martins (in Souza e Borges 2002, p. 23 ) ’’aprender envolve introjeção de modelos, mediados pela cópia, pela imitação. Aprendemos sempre a partir de um modelo, nunca do nada.”
Certifica-se que a aprendizagem não surge do nada, ela é a reflexão da introjeção do que é admirável, o ser humano aprende por meio da interação social, adquirindo novos saberes a cada dia com a convivência com pessoas de diversas culturas. Isso faz com que o aprendizado se torne cada vez mais amplo e aplicável na vida cotidiana.
Segundo Martins (in Souza e Borges 2002, p. 22) ’’gosto de ser gente porque inacabado sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.’’
Comprova-se que todos os seres humanos possuem capacidades de aprender,  alcançando qualquer tipo de objetivo, condições tem, basta adquirir determinação.


3. CONSIDERAÇÕES:
Segundo o texto Blablablá-Tititi acredita-se que todos os seres humanos são  inacabados, estando sempre em busca de algo novo, onde toda a aprendizagem é a reflexão da admiração por alguém em que se espelha, com capacidade de mudar e buscar a perfeição com determinação. 
Dessa forma, entende-se que quanto mais oportunidades as crianças tem de aprender, mas conhecimentos adquirem, tendo a oportunidade de se desenvolver amplamente, em todas as áreas do conhecimento.

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Souza, Regia Célia de, Borges, Maria Fernanda s. Tognozzi. A práxis na formação de educadores infantis: Rio de Janeiro. D.P.S.A. 2002.