FRANCIELE APARECIDA BUENO
RESUMO
Uma criança pequena de 0 a 6 anos de idade amplia o foco da saúde em doenças e acidentes adquirindo na casa, na creche, e em qualquer outro lugar a criança adquiri doenças. Quando vemos uma creche ampla e bem organizada, com crianças saudáveis, bem- relacionadas, bem- nutridas, felizes, dando a mostrar excelente desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e autocuidado, ficamos sastifeitos com o nosso trabalho.
Palavras-chave: 1. Cuidado; 2. Desenvolvimento; 3. Criança.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho contem vários exemplos de situações de crianças nas creches que adquirem hábitos saudáveis, crescimento, desenvolvimento, socialização, conhecimento e respeito ao direito de aprender, afeto ter carinho com os outros e muito mais ser humilde com si mesmo.
Uma criança pequena de 0 a 6 anos amplia o foco da saúde na medida que ela vai amadurecendo, deve-se ter cuidado com as crianças, pois ela necessita estar preparada para enfrentar e ultrapassar limites, expor-se desafios e vencê-los, testando, usando e aprimorando habilidades e pontencialidades.
Uma vida saudável resulta, com toda a certeza, da exposição das crianças a certos desafios, aplicando meios para prevenir acidentes e impactos profundos.
1. DESENVOLVIMENTO
De acordo com Cunha (in Souza e Borges, 2002, p. 73) “quando se pergunta aos pais e professores sobre o trabalho de saúde na educação infantil, a resposta costuma trazer apenas aspectos de doenças: Adoecem mais na creche do que em casa. O que vamos fazer com os doentes. Quem vai tratá-los. Como será o uso de remédios na instituição! Precisa afastar os doentes! Em que circunstancias. Que impacto isso terá para as famílias! E as mordidas, quedas, ferimentos. Precisamos pensar nos curativos...
Percebe-se que os pais dizem que quando as crianças estão na creche, elas ficam amoadas e mais sozinha, e acabam ficando doentes, os pais acreditam que elas adoecem por falta de atenção e até mesmo por falta de cuidado. Entretanto, não é isso que ocorre, na verdade em casa as crianças tem pouco contato com outras crianças, o que evita de entrar em contato com diversas doenças (catapora, conjuntivite, gripe, tosse, viroses).
Quando acontece algum episódio relacionado à saúde, primeiramente deve-se avisar os pais, para que imediatamente leve para ponto socorro para ver o que a criança tem, pois na instituição nenhum medicamento pode ser dado, a não ser com a autorização dos pais e responsáveis. A melhor solução, em caso de doença, é sempre deixar a criança em casa, repousando, para que a recuperação seja rápida.
Além disso, na instituição há crianças de várias idades, o que muitas vezes dificulta o olhar unificado para determinada criança, podendo haver mordidas, quedas e ferimentos, que na casa também ocorre.
Os ferimentos leves são normais, e a criança necessita estar livre, experimentar coisas novas, conforme Cunha (in Souza e Borges, 2002, p. 74) “oferecer desafios de menor, querendo proteger a criança, pode significar prejuízo ao seu desenvolvimento.”
Nota-se que proteger a criança em tudo que ela faz pode significar prejuízo ao desenvolvimento, ela pode ficar muito dependente do adulto/ profissional e ser muito medrosa. A criança tem que pular, correr, brincar fazer tudo que uma criança gosta de fazer, se cair vai chorar um pouco, mas logo levanta e começa tudo de novo sem medo.
Os autores colocam a saúde como conteúdo a ser explorado pedagogicamente, os próprios cuidados com a criança pequena (banho troca de fralda, sono, alimentação e banho de sol).
A criança que estiver com alguma anormalidade em relação à saúde, a professora encaminha até a pedagoga, que deve verificar se ela esta passando mal, em caso positivo, é necessário agir rapidamente para evitar possíveis danos. Principalmente, as crianças de 0 a 3 anos, pois muitas vezes não sabem dizer o que estão sentindo.
Assim, acredita-se que saúde da crianças é um aspecto fundamental para que ela possa obter bons resultados no desenvolvimento tanto físico como cognitivo e emocional, por isso o professor precisa observar seus alunos, verificando se estão bem, ou se há qualquer alteração.
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando o artigo percebesse que o foco da saúde na educação ê importante, por que ê um cuidado a mais com as crianças de 0 a 6 anos de idade.
Por isso que a nossa saúde ê tudo que nos temos de mais valioso em nossa vida.
Por que ê importante o profissional prestar atenção nas crianças
Nessa faixa-etaria as crianças ficam mais frágil e ingênua porque estão longe dos pais.Ate a criança adquirir afetividade com a professora, ela fica sem saber o que fazer.
A saúde tem relação com a aprendizagem
O foco da saúde na educação infantil ê fundamental para a aprendizagem da criança não importa a faixa- etária.A saúde traz uma aprendizagem fortificante para as nossas crianças. Lembremos que ser cuidado e cuida-se,ser protegido e defender-se são um primeiro e importante passo para a formação de uma aprendizagem de forma cidadã, respeitando seu bem-estar e integridade.
4. Referências:
Cunha,Joel Bressa.In2002.
Souza,Regina Célia de;Borges,Maria Fernanda S.Tognozzi.A práxis na formação de educadores infantis. Rio de Janeiro:DP&.A,2002.