EDUCAÇÃO E CIDADANIA COMEÇAM NA INFÂNCIA



EDIANE APARECIDA TEIXEIRA
SÔNIA DE ARAÚJO CARDOSO

RESUMO
Atualmente têm-se uma nova visão de infância, reconhecendo as especificidades de cada criança em sua faixa etária, e na era da tecnologia faz-se necessário investir na questão da cidadania na Educação Infantil para que não haja desperdício de potencialidades, mas sim que se desenvolva de forma plena, envolvendo todas as áreas do conhecimento de forma qualitativa e prazerosa, sem esquecer da questão sentimental e atitudes de fraternidade, companheirismo e compaixão, que envolve a cidadania de um povo.
Palavras-chave: 1. Cidadania; 2. Educação Infantil; Valores.

1. INTRODUÇÃO
No artigo apresentado tratar-se-á sobre a tecnologia, sua importância no futuro das crianças que ao mesmo tempo tem história de vida e faz parte da história da humanidade. Além disso destaca sobre a preocupação com a educação e porque investir no potencial humano para um beneficio coletivo.
Quem são as maiores vitimas nesse mundo tecnológico e capitalista, quando se desperdiçam as potencialidades humanas. As maiores vitimas são sem duvidas as crianças que não terão um futuro promissor .
Por que hoje o ser humano está deixando de lado o amor fraternal em busca apenas de estabilidades? Não se deve ensinar apenas os conhecimentos pedagógicos para a criança, deve-se ensinar os valores dos sentimentos bons a fim de que no futuro não haja tanta desigualdade social, preconceitos,  violência e outros  acontecimentos que vivenciamos no dia a dia.

2. DESENVOLVIMENTO

‘’Ainda sob o efeito da magia e das expectativas de um progresso espetacular no corpo da ciência e da tecnologia aguardado e sinalizado por um novo milênio, que  mal se inicia  deixa se passar despercebido  um futuro tão presente ,porém desperdiçado :a criança em seu esplendor e esperança’’.(Viana in Sousa e Borges, 2002, p. 55)
Percebe-se que há um grande investimento em tecnologia e ciência, sempre em busca de melhorias de qualidade de vida. No mundo capitalista o que importa é sempre ter, em adquirir mais bens. Entretanto, o fundamental, o mais importante, muitas vezes é deixado de lado, não percebe-se o quanto as crianças, que são o futuro do mundo, estão despreparadas para viver neste mundo, cheio de inovações, com um pensamento individualista, que não sabe mais viver em sociedade.
Viana (in Sousa e Borges, 2002, p.56) destaca que ‘’a preocupação com a educação de um povo vem demonstrar a importância de se investir no potencial humano, para promover uma vida decente e digna, que venha a ser revertido em benefício de toda a coletividade.
Dessa forma, com uma boa educação e formação, as crianças tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, que serão importantes para atuar em sociedade, com uma vida mais digna e com qualidade.
De acordo com Viana (in Sousa e Borges, 2002, p.57) “há um desperdício de potencialidades humanas. (...) As crianças são as maiores vitimas“.
Todo ser humano tem muitas potencialidades e a infância é a fase da vida em que mais se aprende, pois as crianças tem sede de aprendizagem, são curiosas e quando não se valoriza essa fase da vida se desperdiça a melhor fase da vida do ser humano e consequentemente as potencialidades.
Viana (in Sousa e Borges, 2002, p.57) “numa percepção clássica de inteligência consideram-se somente capazes aqueles que foram contemplados pela natureza com esse dom (...) as desigualdades são resultado de limitações biológicas: uns são capazes outros não.”
Diante disso, entende-se que a concepção de inteligência mantém atitudes discriminatórias em relação as crianças com necessidades especiais, visto que valoriza-se somente o QI da crianças, sem considerar o contexto social, e as habilidades que apresenta, pois todos tem capacidades e direito de ter uma educação digna e integral.
Segundo Viana (in Sousa e Borges, 2002, p.59) “há um sentimento de humanidade, fraternidade e afeto que ultrapassa e reconstrói todos os impedimentos e limitações“.
Assim, o professor precisa ter formação pedagógica, mas necessita ter um sentimento de amor que guie sua carreira para que vença todas as limitações.
Além disso, precisa aprender a ensinar os valores as crianças juntamente com os conhecimentos científicos que dão base e sustentação à formação de todo indivíduo, para que quando se tornem adultas usem todos os valores e saberes para crescerem profissionalmente e ao mesmo tempo cresçam  como pessoa e tornem o mundo mais justo, sendo cidadãos críticos e participativos na sociedade.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os profissionais da educação necessitam ter um ótimo preparo pedagógico para em sua atuação, ministrando as aulas não tenham atitudes irresponsáveis, a ponto de desperdiçar os potenciais das crianças que estão cheios de vontade de aprender, são curiosos e precisam do apoio do professor.
O mundo tecnológico avança, e os professores não podem ficar atrás, deve-se acompanhar os avanços, inovando as aulas de forma mais atrativa e prazerosa, para que os conhecimentos e valores sejam transmitidos e aproveitados pelos alunos, em busca de uma sociedade mais justa .

4. REFERÊNCIAS
Sousa ,Regina Célia de Borges ,Maria Fernanda S.Zognozzi. A práxis na formação de educadores  infantis. Rio de Janeiro :DPS.A.2002