FABIANE MENDES PETELLA GUIMA
SUZANA APARECIDA DE OLIVEIRA
RESUMO:
A psicologia há muitos anos tem sido uma influencia marcante e decisiva para a educação, pois é o conhecimento produzido por psicólogos, psicanalistas e estudiosos do comportamento humano. A pedagogia tem se inspirado e recorrido para compreender e dar sentido a sua pratica e construção teórica. A psicologia dentro das escolas e de grande valor porem nem sempre foi totalmente esclarecido e reconhecido este valor, alem de que para colocar o psicólogo em trabalho dentro da escola ele precisaria ter certeza do que ira fazer dentro dela, qual seria exatamente sua função, e também o governo teria que liberar uma verba maior para as escolas para que a contratação desses funcionários ocorressem.
Palavras-chave: Aprendizagem; Educação; Psicólogo;
1. INTRODUÇÃO:
A relação do psicólogo e a educação é possível, onde a psicologia influencia na aprendizagem. Além disso relata como era o trabalho dos psicólogos no passado no que diz respeito a educação e também a atuação no presente, qual sua importância no processo de ensino aprendizagem.
Também diz que o psicólogo não é protagonista do cenário escolar e sim seu trabalho é nos bastidores ajudando o educador a ter autonomia para atuar na sala de aula.
O psicólogo deve acolher e amparar fornecendo uma base para o processo de transformação, Atualmente assistentes infantis tem sido valorizadas, seguindo uma linhagem inovadora embasada na concepção pedagógica, assim surge a questão do psicólogo manter um relacionamento como educador infantil, sempre em busca da qualidade da educação.
2. DESENVOLVIMENTO
De acordo com, Borges e souza(2002, pag. 106) “...a maneira como concebíamos as dificuldades de aprendizagem de grande parte das classes populares:o foco deixava definitivamente de ser o aluno para ser a instituição.”
Percebe-se que nos anos 60 quando um aluno tinha problemas de aprendizagem, achava-se que era a instituição que não ensinava direito.
De acordo com Borges e Souza(2002,pag. 107) “...o que observamos é que para boa parte desses profissionais, o trabalho institucional passa a não ser mais uma possibilidade concreta, e sim uma necessidade passageira ‘enquanto a clinica não decola.”
Nota-se que nos anos 60 os psicólogos achavam que não tinham importancia na escola, porém trabalhavam nela por necessidade financeira.
De acordo com Borges e Souza(2002 pag. 110)”...aliás, a escola hoje se mostra o espaço ideal para dar suporte as familias que passam por uma grande crise de identidade e transformação...”
Nota-se que hoje a escola esta muito diferente, apesar de não possuir um psicólogo em cada escola, mas possui psicopedagogos, os quais além de observar os alunos , acabam também ajudando e auxiliando as familias através de diálogos, e quando necessário encaminham as crianças para especialistas como: psicólogos, neurologistas , fonoaudiólogos e outros
.
3. CONSIDERAÇÕES
Se tivesse um psicólogo em cada escola ele poderia ajudar as professoras a observar as crianças em seus variados tipos de comportamento, eles poderiam observar de perto as mudanças e fases da criança, porem se tem apenas um psicólogo para atender a região como esse trabalho pode ser feito?
Não há como, há uma disputa enorme das vagas para conseguir encaminhar uma criança ao psicólogo e quando consegue as seções são muito demoradas uma das outras o que torna mais complicado a observação do psicólogo em volta da criança, isso não ocorreria se o governo liberasse uma verba maior para as escolas e elas pudessem contratar um psicólogo para cada escola onde o psicólogo passaria seu dia entrando nas turmas e passando um tempo em cada sala e observando o comportamento de cada criança, ele poderia também ter a função de ficar observando as crianças na hora do recreio onde ela liberam seus impulsos por não estarem sendo avaliadas, onde um maior numero de agressões e xingamentos acontecem.
Talvez isso mudasse, quem sabe o psicólogo ajudaria a cada criança a ter mais estímulos e talvez a entender melhor e retribuir o que ela precisa, se é falta de amor, se ela ta seguindo exemplo ocorrido dentro de casa ou ate mesmo se ela tem algum problema de comportamento causado por um trauma ocorrido anteriormente, ou problema psicológico mesmo, seja ele qual for.
O psicólogo pode ajudar muito se tivesse mais tempo de observar e avaliar a cada criança da escola.
4. REFERÊNCIAS
SOUZA, Regina Célia de; BORGES, Maria Fernanda S.Tognozzi. A Práxis na formação de educadores infantis. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.